Escola Bíblica Dominical - EBD

 A atualidade dos dons espirituais

por: Joel Teixeira

08-05-2014

  A IEAD de Buritis, através da EBD, vem estudando neste 2° trimestre de 2014 a lição da CPAD com o tema geral DONS ESPIRITUAIS & MINISTERIAIS
(servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário)
escrita e comentada pelo Pr. Elienaldo Renovato.

sobre a lição:
Deus ao criar o ser humano, homem e mulher, deu-lhe o sopro divino, o primeiro dom, o dom da vida. Não apenas a vida biológica, mas também a vida espiritual, a vida eterna,com a qual o homem poderia desfrutar para sempre da gloriosa presença do criador, sem sofrer os males decorrentes do pecado.

 A queda foi a tragédia de dimensão espiritual, humana e cósmica que mudou a história. Mas Deus provou que tem um plano especial para o homem na face da terra.
As habilidades dadas a cada pessoa pelo Espírito Santo são chamadas de DONS ESPIRITUAIS. Nesta análise, de natureza introdutória, chamamos de ''DONS DE DEUS'' a todos os carismas concedidos por Deus de diversas formas, como recursos de origem divina, que tem o propósito de capacitar os salvos em Cristo Jesus no cumprimento da missão da igreja.

Sendo assim, o objetivo deste estudo é adentrar um pouco na essência das manifestações espirituais, indispensáveis para que haja dinamismo na vida da igreja e dos seus membros em geral.
Quero convidar você para participar conosco do estudos dessas maravilhosas lições todos os domingos das 08 às 10 horas da manhã na Sede da Assembleia de Deus ou em uma de nossas congregações, para tirar as suas dúvidas quanto aos DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS.

Veja aqui o endereço de nossas igrejas!


 Escola Bíblica Dominical - EBD

Não poderia deixar de ser mencionada a famosa Escola Bíblica Dominical (EBD), marca registrada do ensino religioso teológico assembleiano. A Escola Dominical teve seus primórdios da seguinte maneira. Sentado a sua mesa de trabalho num domingo em outubro de 1780 o dedicado jornalista Robert Raikes procurava concentrar-se sobre o editorial que escrevia para o jornal de Gloucester, de propriedade de seu pai. Foi difícil para ele fixar a sua atenção sobre o que estava escrevendo pois os gritos e palavrões das crianças que brincavam na rua, debaixo da sua janela, interrompiam constantemente os seus pensamentos. Quando as brigas tornaram-se acaloradas e as ameaças agressivas, Raikes julgou ser necessário ir à janela e protestar do comportamento das crianças. Todos se acalmaram por poucos minutos, mas logo voltaram às suas brigas e gritos.

Robert Raikes contemplou o quadro em sua frente; enquanto escrevia mais um editorial pedindo reforma no sistema carcerário. Ele conclamava as autoridades sobre a necessidade de recuperar os encarcerados, reabilitando-os através de estudo, cursos, aulas e algo útil enquanto cumpriam suas penas, para que ao saírem da prisão pudessem achar empregos honestos e tornarem-se cidadãos de valor na comunidade. Levantando seus olhos por um momento, começou a pensar sobre o destino das crianças de rua; pequeninos sendo criados sem qualquer estudo que pudesse lhes dar um futuro diferente daquele dos seus pais. Se continuassem dessa maneira, muitos certamente entrariam no caminho do vício, da violência e do crime.

Raikes sentiu-se atribulado no seu espírito ao ver tantas crianças desafortunadas crescendo desta maneira; sem dúvida, ao atingir a maioridade, muitas delas cairiam no mundo do crime. O que ele poderia fazer? Foi na carência de uma resolução para esse problema, com uma enorme vontade de ensinar a Palavra de Deus que Robert Raikes criou a Escola Bíblica Dominical. Ele foi visto freqüentemente acompanhado de seu fiel servo, andando sob a neve, com sua lanterna nas noites frias de inverno. Raikes fazia isto nos redutos mais pobres da cidade para levar agasalho e alimento para crianças de rua que morreriam de frio se ninguém cuidasse delas; conduzindo-as para sua casa, até encontrar um lar para elas.

No começo Raikes encontrou resistência ao seu trabalho, entre aqueles que ele menos esperava - os líderes das igrejas. Achavam que ele estava profanando o domingo sagrado e profanando as suas igrejas com as crianças ainda não comportadas. Grandes homens da igreja, tais como João Wesley, o fundador do metodismo, logo ingressaram entusiasticamente na obra de Raikes, julgando-a ser um dos trabalhos mais eficientes para o ensino da Bíblia.

A primeira Associação da Escola Dominical foi fundada na Inglaterra em 1785, e no mesmo ano, a União das Escolas Dominicais foi fundada nos Estados Unidos. Embora o trabalho tivesse começado em 1780, a organização da Escola Dominical em caráter permanente, data de 1782. No dia 3 de novembro de 1783 é celebrada a data de fundação da Escola Dominical. Entre as igrejas protestantes, a Metodista se destaca como a pioneira da obra de educação religiosa. Em grande parte, esta visão se deve ao seu dinâmico fundador João Wesley, que viu o potencial espiritual da Escola Dominical e logo a incorporou ao grande movimento sob sua liderança.

Fonte: Wikipedia

Escola Dominical no Brasil

A Escola Bíblica Dominical surgiu no Brasil em 1855, em Petrópolis (RJ). O jovem casal de missionários escoceses, Robert e Sarah Kalley, chegou ao Brasil naquele ano e logo instalou uma escola para ensinar a Bíblia para as crianças e jovens daquela região. A primeira aula foi realizada no domingo, 19 de agosto de 1855. Somente cinco participaram, mas Sarah, contente com “pequenos começos”, contou a história de Jonas, mais com gestos,do que palavras, porque estava só começando a aprender o português. Ela viu tantas crianças pelas ruas que seu coração almejava ganhá-las para Jesus. A semente do Evangelho foi plantada em solo fértil.

Na década de 70 acentuava-se mais e mais a necessidade de novas revistas para a Escola Dominical, graduadas conforme as diversas faixas de idade de seus alunos. Isto acontecia, principalmente, à medida que o CAPED (Curso de Aperfeiçoamento de Professores da Escola Dominical), lançado pela CPAD em 1974, percorria o Brasil.

Foi assim que, também em 1974, com a criação do Departamento de Escola Dominical (atual Setor de Educação Cristã), começa-se a planejar e elaborar os diversos currículos bíblicos para todas as faixas etárias, bem como suas respectivas revistas para aluno e professor, e também os recursos visuais para as idades mais baixas.

As EBDs tem planejamentos, cursos, literatura própria, hierarquia e tornou-se então uma das marcas registradas das Assembléias de Deus, sendo uma espécie de curso básico de teologia com duração de 4 anos, segundo a editora CPAD. As doutrinas, regras de fé, costumes e comportamento assembleiano é amplamente abordado nestas escolas, além do culto de ensinamento ou de membro, como é chamado por algumas igrejas, que abordam todas essas questões também, mas sem currículo regular como nas EBDs.