Palavra Afinada

E TUDO ACONTECEU COMO FORA ANUNCIADO PELOS PROFETAS...

<<<>>> 

Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Isaías 7:14

 

E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.
E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta.
Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.
E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;
E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
Lucas 1:26-33

 

<<<>>> 

E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Miquéias 5:2

 

E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse
(Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria).
E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),
A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.
E deu à luz a seu filho primo gênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.

Lucas 2:1-7


<<<>>>

O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz. Isaías 9:2

 

Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.
E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.
E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:
Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.
E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:
Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.

Lucas 2:8-14

<<<>>>

Em voga...2

Não toca e nem canta bem. Também não ensaia. É como o professor que tem tantos planos para a aula, mas não planeja a aula. Acabando perdendo o essencial do trabalho que é a aprendizagem do aluno. Assim acontece com quem despreza o momento sagrado do ensaio.

Não adianta acreditar no próprio talento ou capacidade. O ensaio tem várias funções como o aprimoramento musical, familiaridade com a música ou letra, acertos de detalhes da peça a ser executada, nele acontece a intimidade do cantor ou músico com o seu trabalho.

Em voga...1

Ultimamente, até a música evangélica anda desviada. Tomou um caminho que pouco indica sua finalidade. Mas porque é produzida por filhos mimados, que diante de qualquer correção se alongam num canto de ressentimentos e auto piedade. Jesus já não interessa. A música não anuncia sua obra para salvação do pecador. Aliás, ninguém é tão pecador assim que vá para o inferno e Deus não é justo a ponto de condenar o rebelde. Então para que louvar-lhe o amor infindo ou a graça salvadora? Cantemos nossa vitória com sabor de mel e dê risadas na cara desses recalcados da plateia.

Infelizmente esse é o teor da mensagem de muitos "hinos evangélicos" que tocam por aí!

 

HIPOCRISIA

 

Certa vez em um grande congresso um pastor colocou um vídeo nos telões da igreja da Globeleza dançando semi nua toda pintada e o vídeo durou uns 15 segundos., o povo da igreja ficou todo desconcertado sem graça, escandalizados mais o vídeo passou ate o fim, então o pastor perguntou alguém se incomodou com esse vídeo aqui na casa de Deus? É claro que o povo se incomodou, mais não falaram nada,então ele disse aqui na casa de Deus não é lugar de passar essas coisas, mais na casa de vocês isso passa o dia todo e vocês não fazem nada, será que a casa de vocês não é também a casa de DEUS? Hipócritas são os que se escandalizam quando falam dos erros que ocorrem na casa dos outros, na igreja do outro, na vida do outro e se esquece dos erros que comete em sua própria casa.

 

 

SEMANA DA CRIANÇA

Então já está aberta a temporada de caça aos presentes para o Dia das Crianças. Pais à procura do presente perfeito para seus pimpolhos.  Alguns nunca conseguirão agradar seus pequenos porque incutiram neles a ideia de que são melhores que todos e tudo. Outros descansam a alma no sossego da resignação de seus filhotes de que amanhã pode ser melhor que hoje.

 Enquanto isso, os comerciantes ansiosos aguardam a entrada e saída em suas lojas, sonhando com o zum zum do vai e vem por entre as prateleiras, com o farfalhar das cédulas, o tilintar das moedas. Nas igrejas, muitos ensaios, música, orações e declamações pela inocência da infância.

Por outro lado, pais sem filhos, solitários, roubados de suas joias preciosas; filhos sem pais, olhar fundo, distante sem presentes, mas com um futuro incerto, para os quais o maior presente seria um abraço todos os dias e um: “Filho, eu te amo tanto!”.

A IMPORTÂNCIA DO GESTUAL DE REGÊNCIA NA AFINACÃO CORAL

 

            Desde cedo em nossas vidas nosso cérebro retém informações que nos permite o efetivo manejo de objetos e a demonstração de afeto com as pessoas.  Nós usamos nossa linguagem física (não verbal) para realçar e regular nossa linguagem verbal, para adicionar sentido a nossa fala ou para substituí-la por completo.  Alguns gestos possui um sentido específico que só pode ser entendido quando estudamos seu significado, como o caso da linguagem dos surdo-mudos, mas há um grande número de gestos que estamos condicionados, que fazem parte do nosso dia-a-dia e possuem um sentido tão forte quanto o das próprias palavras.

            Nossos olhos percebem um objeto e, baseado nesta imagem visual, nosso cérebro automaticamente envia mensagens para o nosso corpo, para que possamos exercer certas  atividades físicas sem a necessidade maior do raciocínio. Exemplo: ao vermos um copo e uma colher, nosso cérebro comanda o formato de nossa mão para que possamos segurar cada objeto sem termos que parar para pensar nas diferenças entre eles.  Nós pegamos, levantamos e jogamos objetos.  Nossa linguagem física revela uma quantidade enorme de movimentos catalogados pelo nosso cérebro que até podemos contar uma estória sem precisarmos da fala.  Nossas respostas a estes gestos fazem parte de nossa vida de tal maneira que não nos damos conta dos detalhes do impacto causados por eles.

            Da mesma maneira que a linguagem não verbal provoca impactos no nosso dia-a-dia, podemos avaliar o impacto que ela faz no trabalho com o coro e como isso pode ser utilizado a favor ou contra o regente.

            Cada grupo responde a cada regente de maneira diferente e modifica sua emissão sonora de acordo com a expressão facial, postural e gestual do mesmo.  Considerando que a emissão sonora pode ser modificada com qualquer um destes fatores, a qualidade da afinação será prejudicada se não estivermos conscientes dos mesmos. O regente pode ajudar o coro no timbre (cor), afinação, colocação e suporte vocal apenas com a articulação das palavras.  Podemos até enfatizar determinados harmônicos das notas cantadas através da expressão facial.  A postura de cada regente também manda mensagens únicas ao coro.  Se assumirmos uma postura e expressão facial que auxilia o cantar corretamente, mas nosso gestual não concordar com estas mensagens, criamos o que chamamos de mensagens mistas.

            Não existe uma maneira correta ou errada de reger mas sim uma prevista resposta de acordo com nossos gestos.  Obviamente o coro pode aprender a entender o gesto de seu regente mesmo que estes gestos sejam únicos e até nem relacionados com gestos comuns do nosso dia-a-dia, da mesma forma que pode aprender uma linguagem através de gestos pré selecionados como os gestos da linguagem dos surdo-mudos.  Entretanto, se conseguirmos relacionar nossos gestos com um sentido comum, conseguimos economizar um valioso tempo de ensaio e evitamos enviar mensagens mistas.

            Todos nossos gestos de regência estão relacionados com gestos comuns do nosso dia- a-dia.  Como exemplo, todos nós seguramos um objeto pequeno de maneira diferente de um objeto grande.  Se quisermos que um determinado coro cante piano enquanto regemos com gesto grande, devemos explicar que nosso gesto não está relacionado com os gestos diários. Quando a mensagem enviada ao coro tem concordância com o gesto executado, nosso coro responderá mais naturalmente e sentirá mais confortável.

            Muitos de nós desenvolvemos nossa técnica de regência através de frustracões. Movemos nossos braços, e como o coro não responde de maneira que queremos, exageramos nosso gesto, o que expressa a nossa frustração ao invés de nossa intenção musical.  As vezes nós usamos tantas variações de gesto que torna-se quase impossível para um coro nos entender e necessitamos parar para explicar, o que nos causa uma grande perda de tempo de ensaio. Embora existam muitos coros de bom nível artístico que possuem regentes que se utilizam do recurso demasiado das palavras nos ensaios, vários estudos indicam que falando, o resultado obtido é menos eficiente.

            É importante que o regente na escolha de seu repertório pense primeiramente na qualidade de som que quer ouvir, e pense nos gestos que mais naturalmente se adequam com o som pretendido. 

            De acordo com Rodney Eichenberger, professor da Florida State University, o ritmo pode ser interpretado de 4 maneiras que estão relacionadas com o nosso dia-a-dia:

 

1- The down beat.  Exemplo:  o movimento de bater num prego com um martelo.

2- The off beat:  Exemplo: o movimento do martelo ao se afastar do prego.

3- The away beat:   Exemplo: o movimento de jogar uma bola de basquete ao cesto.

4- The into the beat:  Exemplo: o movimento de jogar lixo na lixeira.

 

           

 

            Uma outra maneira de trabalharmos a afinação e qualidade técnica de um grupo pode ser através da repetição de alguns de nossos gestos realizados pelos cantores.

            É possível que tenhamos cantores completamente apáticos ao que estamos fazendo, por isso é importante relacioná-los com o nosso gesto.  Ao menos o fariam prestar  mais atenção nos gestos do regente.  Aqui algumas razões do porque deveríamos envolver o coro em alguns de nossos movimentos:

 

1- Envolve os cantores física e mentalmente

2- Traz energia ao cantor

3- Faz com que o entendimento mútuo de alguns gestos pode ajudá-lo a melhorar afinação, timbre, ritmo e dinâmica no ensaio e performance.

           

            É importante chamar a atenção do grupo às pequenas diferenças de som.  Nem todos ouvirão as pequenas diferenças quando estes movimentos serão introduzidos.

Envolvendo os cantores com os movimentos do regente, ajudará com que eles desenvolvam um conhecimento mais profundo da linguagem não verbal do regente.

            Na verdade, na maioria das vezes, eu acredito que os coros cantam mais do que o regente possa imaginar.

            O melhor ensaio é aquele onde existe completa confiança entre regente e coro.  Quanto menos mensagens mistas enviamos aos nossos cantores, mais podemos esperar que nossos cantores irão produzir o resultado esperado.

            Estou convicto de que não existe uma maneira correta ou errada de reger, mas existe uma relação muito forte entre a linguagem não verbal do regente e a resposta espontânea do coro. Estas idéias abrem um campo muito grande de experimentação que vale a pena explorar!

Fonte: yahoo.com/group/regentesrs

"Quem com ferro fere, com ferro será ferido"
Essa frase, empregada para enfatizar a justiça de Deus, não está registrada na Bíblia Sagrada. É uma deturpação das palavras de Jesus ditas a Pedro, em Mateus 26:52: "Mete no seu lugar a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão".

 

A música em Nossas Reuniões

Por Marcos Rodrigues

 

A história da prática musical da nossa denominação em Buritis está diretamente ligada ao canto congregacional dos hinos da Harpa Cristã, da apresentação de conjuntos musicais e cantores solos, duetos, grupos de adoração.

 

Faz parte nossa liturgia sempre, ao iniciarmos o culto, cantarmos dois ou três hinos da Harpa Cristã. Em seguida, lê-se um trecho da Bíblia sagrada, faz-se uma oração e então são distribuídas oportunidades para os conjuntos e cantores apresentarem louvor.

 

Assim sendo, a música é executada:

 

-Pela congregação, no inicio dos cultos;

 

-pelo grupo de criança;

 

-pelo grupo de adolescentes;

 

-pelo Círculo de Oração (grupo de senhoras);

 

-pelo grupo de jovens;

 

-pelo grupo dos novos convertidos;

 

-pelo Coral e;

 

-pelos cantores solos, duetos e grupos de adoração.

 

Como podemos observar aproximadamente 30% do tempo de nossas reuniões ocupamos com os cânticos, com exceção da Escola Bíblica Dominical e das Reuniões de terça-feira. 

 

Raramente, as músicas executadas em nossos templos seguem a mesma orientação temática. Por exemplo, o conjunto infantil pode cantar um hino cuja letra fala de adoração a Deus, o Coral canta outro que fala de evangelização, o Círculo de Oração apresenta um que trata de oração etc. Geralmente os conjuntos costumam apresentar cânticos com a mesma temática quando em datas comemorativas: aniversário do pastor, congressos, Celebração da Santa Ceia, Culto de Missões, cultos fúnebres etc.

 

Apesar de termos um departamento de música, ele praticamente não interfere na qualidade da música, haja vista que os conjuntos musicais na Sede da AD de Buritis, com exceção do Coral, se utilizam de playbacks. A função principal desse departamento é a formação de músicos para a banda.

 

                                                                                                                            Continua...

 

Como Deixar Maluco o Regente do Coral


- Chegue atrasado! Faça bastante barulho, para incomodar todo o mundo.

- Converse na hora em que o Regente estiver falando.

- Faça com que ele precise repetir tudo pelo menos três vezes.

- Demore bastante para pegar sua pasta com as músicas.

- Dobre, rasgue, e perfure sua cópia da música.

- Se ele diz que é para abrir na página quatro, olhe na página cinco.

- Ignore completamente suas instruções de fraseado, andamento, volume de voz, e todas essas "coisinhas sem importância".

- Reclame da música - ele vai ficar encantado.

- Deixe seu celular ligado durante o ensaio.

- Saia do ensaio antes de acabar. Afinal de contas, você tem o direito de chegar cedo em casa.

- Visite-o no hospital - é o mínimo que você pode fazer, e ele não gostaria de acostumar-se a passar sem a sua presença.

Por Alexandre Reichert Filho

 

 

10 Benefícios da Música

 

Música, música, música... Inerente à nossa alma, desde nossa concepção à nossa partida final. A nossa vida é uma sinfonia. Num momento, suave e cândida, em outro, agressiva, tempestuosa... mas toca a música...

Eis aí dez motivos que copiei da web:


1-A música provoca um forte impacto no cérebro e deve ser encorajada nas crianças desde cedo; 

2-Tocar instrumentos fortalece e melhora a coordenação motora; 

3-O estudo musical amplia o raciocínio nas crianças na escola; 

4-Crianças que estudam música têm melhor comportamento em salas de aula e apresentam uma redução de problemas disciplinares; 

5-Pessoas de mais idade envolvidas em fazer música têm melhorias significativas na saúde; 

6-O fazer musical altera algumas regiões do cérebro para combater o mal de Alzheimer; 

7-O desenvolvimento musical faz reduzir os sentimentos de ansiedade, solidão e depressão; 

8-A música diminui o estresse e reforça o sistema imunológico; 

9-Estudos comprovam que aulas de piano ou teclado para idosos provocam aumento do hormônio do crescimento, colaborando no aumento do nível de energia, das funções sexuais e da massa muscular, evitando osteoporose e rugas; 

10-Em todas as idades, a música reforça o sentimento e convivência em grupo, proporcionando melhorias no relacionamento interpessoal. 

 

Bem assim!

 

VOZES NO CONJUNTO CORAL

 

AS VANTAGENS DE SER...

SOPRANO:
O resto do coro só existe pra fazer com que você apareça mais.
Você pode entreter seus amigos quebrando suas taças de vinho.
Você se lembra de alguma ópera onde a contralto ficou com o homem no final?
Quando as sopranos querem cantar no chuveiro, elas sempre sabem a melodia.
Sopranos não têm TPM... Pelo menos até hoje ninguém notou a diferença!
Stress... Tensões... Fadiga... Nada que uma boa nota aguda não resolva!

 

AS VANTAGENS DE SER...

CONTRALTO:
Você se torna “expert” em cantar Mi bemol;
Você pode cantar a mesma nota por 12 compassos consecutivos!
Você não precisa aquecer a voz para cantar 12 compassos consecutivos.
Se o coro cantar mal é improvável que os contraltos levem a culpa.
Muito tempo pra bater papo durante os solos de soprano.
Você pode fazer de conta que é melhor do que as Sopranos, afinal, todo mundo sabe que as mulheres só cantam soprano pra não ter que aprender a ler música.
De vez em quando você pode fazer um “bico”, ajudando o tenor.
Quando as sopranos sustentam alguma nota extremamente aguda no final de uma música, as contraltos sempre têm a última palavra.
Quando as contraltos erram uma nota, ninguém dá muita importância.
Se o regente resolve fazer um trabalho de desaquecimento vocal no final do ensaio, as contraltos podem sair mais cedo.

 

 

AS VANTAGENS DE SER...

 

TENOR:

Os tenores ficam “altos”- sem usar drogas.
Qual é o musical em que o Baixo fica com a mocinha?
Você pode mostrar para as Sopranos como se deve cantar.
Você já viu alguém pagar 1.000 dólares para ouvir “Os Três Baixos”?
Quem precisa de cérebro quando se tem ressonância?
Tenores não perdem tempo na seção “autoajuda” das livrarias.
Quando você desenvolve um bom “falsete”, pode fazer muito dinheiro dublando personagens de desenho animado.
O canto gregoriano foi praticamente inventado para tenores. Ninguém inventou um gênero para os baixos
Você pode entreter seus amigos fazendo imitações de Pavarotti.

 

AS VANTAGENS DE SER...

BAIXO:
Você não tem que apertar as calças para alcançar sua nota;
Você não precisa se preocupar com uma mulher roubando o seu emprego...
Ou com um pré-adolescente roubando o seu emprego.
Os heróis de ação são sempre Baixos. Isto é, se eles cantassem, cantariam baixo.
Você tem a chance de cantar textos profundos e memoráveis como bom, bom, bom... E pra variar tum, tum, tum...
Se cantar não der para o sustento, há sempre o trabalho de locutor.
Você nunca precisará aprender a ler na Clave de Sol.
Se você pegar um resfriado, e daí?
Só por diversão, você pode cantar uma nota bem grave, e deixar as pessoas acharem que se trata de um terremoto.
Se você arrotar enquanto estiver cantando, o público vai achar que faz parte da música (aí pegou pesado, né)...

 

Os Homens cantam no Baixo, o restante canta nas demais vozes... rsrs!

Fonte: Orkut/Comunidades