Hinários

Hinários

 

 Harpa Cristã

www.harpacrista.org/

 

Hinário oficial das Assembleias de Deus no Brasil, a Harpa Cristã completa em 2013 noventa e um anos de existência. A primeira edição foi lançada em 1922, na AD em Recife (PE), com hinos para culto público, Santa Ceia, batismo, casamento, apresentação de crianças, funeral, entre outros.
No início, a Assembleia de Deus utilizava o hinário Salmos e Hinos, que também era usado por outras igrejas evangélicas históricas. Em 1921, os pioneiros decidiram criar um hinário destacando também as doutrinas pentecostais da denominação. Foi criado, então, o Cantor Pentecostal, sob a orientação editorial de Almeida Sobrinho, com 44 hinos e dez corinhos, impressos pela tipografia Guajarina.
A primeira edição da Harpa Cristã, em 1922, teve uma tiragem inicial de mil exemplares. A segunda edição, em 1923, foi impressa no Rio de Janeiro e tinha 300 hinos. Já em 1932, a Harpa Cristã contava com 400 hinos.

Em 1979, o Conselho Administrativo da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), cumprindo resolução da Assembleia Geral da CGADB, nomeou uma comissão para proceder a revisão geral da música e letra dos hinos da Harpa Cristã. A proposta foi apresentada pelo pastor Adilson Soares da Fonseca. As análises tiveram o apoio técnico e especializado de João Pereira, na correção e adaptação da música; e Gustavo Kessler, na revisão das letras.
A primeira Harpa Cristã com letra e música começou a ser elaborada em 1937. Com o passar dos anos, foram acrescentados outros hinos até que o hinário oficial chegou a 524. Até o ano de 1981, todos os hinos já haviam sido revisados.


Hinos cantados e amados em todo o país
A Harpa Cristã tem sido o instrumento de consolidação nacional da hinologia pentecostal, principalmente por meio do cântico congregacional. Um dos motivos que contribuiu para isso foi o fato de cada crente assembleiano ter que possuir o seu próprio exemplar do hinário e levá-lo para a igreja, diferentemente das igrejas das denominações tradicionais no Brasil, América do Norte e Europa, onde são os templos que possuem exemplares dos seus hinários disponíveis para os fiéis usarem em seus cultos. 


Após 90 anos de existência, muitos dos belos e edificantes hinos da Harpa Cristã, ultrapassam as fronteiras assembleianas, tocando os corações de milhares de crentes de outras denominações evangélicas brasileiras, alcançando o honrado posto de hinário mais conhecido e amado em todo o país.


Fontes:
ARAUJO, Isael de. Dicionário do movimento pentecostal.
Rio de Janeiro, CPAD, 2007, 1ª edição, 154, 155, 341, 342, 496, 497 e 758.
Idem. 100 Acontecimentos que Marcaram a História das Assembleias de Deus no Brasil.

- Veja mais em: http://www.harpacrista.com.br/historia.php?i=1#sthash.KpR8BNEZ.dpuf

 

 Cantor Cristão

www.cantorcristaobatista.com.br

 

Cantor Cristão foi o segundo hinário dos cristãos protestantes brasileiros (o primeiro foi o Salmos e Hinos em 1861). Este hinário que é o primeiro hinário oficial da Igreja Batista do Brasil, foi publicado em 1891 e sua primeira versão continha apenas 16 hinos. As edições se sucederam, sendo sempre acrescidas de hinos novos. Em 1921 saiu a 17ª edição do hinário, já com 571 hinos, dos quais 102 eram de autoria ou tradução de Salomão Luiz Ginsburg. Três anos mais tarde, em 1924, o hinário saiu pela primera vez com música, pois até então só continha as letras com os hinos. Desde que Salomão Luiz Ginsburg editou o Cantor Cristão em 1891, muitos outros têm colaborado. William Edwin Entzminger (72 hinos), Henry Maxwell Wright (61 hinos), Manoel Avelino de Souza (29 hinos) e Ricardo Pitrowsky (23 hinos) são os que mais letras ou traduções fizeram no atual Cantor Cristão.

A 54ª edição foi a última feita pela JUERP e é a até hoje usada e comercializada. Em 1991 a JUERP lançou o Hinário para o Culto Cristão(HCC) que também faz parte significativa da hinódia cristã brasileira dos nossos dias.

É fundamental reconhecer o papel preponderante do Cantor Cristão no histórico dos protestantes no Brasil, porque foi, e é, sem dúvida, o hinário mais popular de seu tempo, justamente por conter hinos característicos de sua época. Esse valor, naturalmente, deve ser dado também ao "Psalmos e Hymnos", "Hymnário Evangélico" e à "Lyra Christã", porque esses hinários foram as primeiras publicações protestantes na área de música e nortearam por muitos anos todo esse segmento.

Hoje a JUERP não publica mais o Cantor Cristão, que tem sido republicado tanto na versão de letras quanto na de música pela Editora Geográfica.

Pode-se dizer que o apreço cristão por esse insigne hinário é proporcional ao significado deste, devido à notória estima por este livro, que é, sem questionamentos, um dos maiores marcos na história do protestantismo brasileiro e na hinódia cristã em geral.

 

Salmos e Hinos

 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

 

O Hinário Salmos & Hinos, foi organizado pelo casal Dr. Robert Reid Kalley e Sarah Poulton Kalley, fundadores da Igreja Evangélica Fluminense, a primeira igreja evangélica em lingua portuguesa no Brasil no ano de 1855, com 50 salmos e hinos, foi usada pela primeira vez em 17 de novembro de 1861, seis anos depois de sua chegada ao Brasil. Esta coleção foi a primeira coletânea de hinos evangélicos em lingua portuguesa organizada no Brasil. Inclusive foi usado como primeiro hinário por diversas denominações.

Hoje com aproximandamente de 150 anos, e com mais de 500 hinos é considerada uma das mais belas coleções de hinos ja produzida para o seguimento cristão-protestante do Brasil.

 

Novo Cântico

http://www.novocantico.com.br/

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

Novo Cântico é um manual de hinos e cânticos adotado pela Igreja Presbiteriana do Brasil e contém centenas de hinos tradicionais.

É tido como um legado do protestantismo e da Reforma Protestante. O hinário possui 400 hinos e está dividido em várias partes por assuntos, tais como: oração, evangelização, vida cristã, reforma, advento, natal, passagem de ano, vida futura, trindade, etc

Os hinos presbiterianos são referência no meio tradicional, visto que possuem melodias bem elaboradas, e suas letras possuem grande profundidade, baseadas nas sagradas escrituras.

 

Hinário Luterano

letras.mus.br/hinario-luterano/

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

Hinário Luterano (TLH) hinário oficial da Igreja Evangélica Luterana do Brasil-Igreja Luterana - Sínodo de Missouri.1

 

O hinário data do ano 1986 e contem 573 hinos de vários séculos, com destaques de hinos alemães dos séculos da reforma protestante até a Guerra dos Trinta Anos (séculos XVI e XVII), e hinos dos Estados Unidos do século XIX. Os hinos mais antigos são adaptações de canto gregoriano. Na forma mais tradicional o hinário é um livro com as melodias em partitura e os textos.2 . Ao contrário de outros hinários brasileiros ele traz para hinos antigos dos séculos XV e XVI quase sempre as versões originais das melodias, muitas vezes com ritmos hoje desconhecidos, sincopados e alternantes, o que é um grande desafio para os organistas e as congregações.

A versão do hinário a quatro vozes para corais e também para organistas, que preferem esse tipo de partitura, da autoria de Hans-Gerhard F. Rottmann, do ano 1987, reporta em muitos casos a composições originais de compositores conhecidos. Os poetas e compositores mais importantes são Martinho LuteroPaul GerhardtSarah Poulton KalleyRodolfo Hasse e Martinho Lutero Hasse.

O Hinário Luterano Cifrado, em sua versão original em dois volumes, foi feito nos anos 90 pelo pastor Romildo Wrasse e um mutirão de outros voluntários; ele é cifrado de uma maneira simplificada para violões, tecladistas e organistas. Essa versão foi redigida pelo maestro Axel Bergstedt em 2005, unificado em um volume e traz muitas vezes duas versões de cifras, uma mais para violões e outra para teclado, piano ou órgão, além de outras indicações e dicas para os músicos.

Todo o Hinário Luterano Cifrado foi gravado em um projeto da Escola Evangélica Luterana de Música de Cariacica, ES, sob liderança de maestro Axel Bergstedt.