Lendo a Bíblia

Lendo a Bíblia em seis meses


 Êxodo

 13/01/14

 Hoje terminamos de ler o segundo livro da Bíblia e do Pentateuco, o livro de Êxodo - o livro da saída. Este livro, escrito por Moisés, narra em seu princípio o sofrimento dos hebreus e sua escravidão no Egito, como o povo de Israel crescera e se tornara poderoso, incomodando a Faraó e os egípcios. Narra a chamada de Moisés no deserto para ser o grande líder que libertaria os filhos de Israel. Nesse livro tomamos conhecimento das pragas enviadas da parte de Deus sobre o Egito, a instituição da Páscoa e o livramento do povo de Deus.

 O livro relata também o encontro de Deus com Moisés no Monte Sinai e a confecção das duasTábuas do Testemunho contendo os Dez Mandamentos escritos pelos dedos de Deus.

 Muitas maravilhas Deus operou em favor de Israel, como a passagem a pés enxutos pelo Mar Vermelho, o Maná e a vitória sobre os amalequitas. Impressionante a obstinação de Israel para a idolatria no caso do bezerro de ouro.

 Em Êxodo lemos também sobre os preparativos e a construção do Tabernáculo e como Deus espera perfeição e zelo até nos detalhes na obra que fazemos para Ele. Ele prepara as pessoas para o Seu trabalho.

Deus requeria que os hebreus oferecessem a Ele o melhor de seus rebanhos e de suas lavouras.   Nada de querermos oferecer qualquer sacrifício para Deus. Ele é Deus grande e glorioso. Nunca nos esqueçamos da oferta de Caim e sua rejeição!


 Gênesis

08/01/14

              Vejam só! Já terminamos leitura do primeiro livro da Bíblia, o livro de Gênesis. Leitura muito abençoada.

            O livro de Gênesis, assim como Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio fazem parte do Pentateuco. A palavra Pentateuco vem do grego e significa cinco livros e foram escritos por Moisés.

            No livro de Gênesis temos a descrição da criação do mundo e de tudo que nele há.

            Lemos sobre a criação do homem e da mulher, sua queda e a providência de Deus anunciando a Semente que pisaria a cabeça da Serpente;

            Que dizer do Dilúvio, no qual apenas oito pessoas se salvaram na arca com o justo Noé, pregoeiro da justiça;

            Arco-íris, o sinal de que o Mundo não será mais atingido por um dilúvio, chova o tanto que chover;

            E a Torre de Babel? Símbolo da soberba e rebeldia humana fadada ao fracasso pela confusão das línguas, intervenção do Todo Poderoso espalhando aquelas gentes permitindo a formação das nações;

           Que bom meditar nas gloriosas promessas de Deus ao seu amigo Abraão! Homem do qual Jeová não escondeu seu juízo sobre as cidades impenitentes de Sodoma e Gomorra. Recordamos a dúvida de Sara e seu riso; Da escrava Hagar e sua fuga de diante de Sara; Do cumprimento da promessa de Deus e o nascimento de Isaque, o filho da promessa;  Que fé a de Abraão em oferecer o seu único filho em sacrifício a Jeová crendo que Jeová! Mas Deus para si já havia provido o Cordeiro que tira o pecado do mundo desde a fundação dos séculos!

            Isaque, o filho da promessa, o pai de multidões. Mesmo na velhice sua benção foi disputada por seus filhos, pois era príncipe de Deus;

            Jacó, patriarca e profeta de Deus; Peregrino em terra distante partiu sozinho, mas retornou com duas multidões e muito rico, pois tinha a bênção de seu pai Isaque e invocou a presença de Deus já no início de sua empreitada. Que profecias gloriosas ele, pelo Espírito de Deus, pronunciou sobre seus filhos!

            Que lições maravilhosas a vida de José nos dá: Amado de seu pai Jacó, invejado por seus irmãos, vendido como escravo, encarcerado sem nenhuma culpa ter. Quem não chora com José e seus irmãos nos encontros e reencontros...

           Como é bom meditar na Palavra de Deus!

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Josué 1:8